Projeto prevê complexo de pÃer náutico e postos de lazer e pesca
A variedade de recursos naturais, o litoral e a história conferem a Ilhéus uma vocação para a atividade turística, sendo considerada a quinta cidade com maior fluxo de turismo na Bahia para o turista internacional. Todo esse atrativo reuniu interessados em promover alternativas de desenvolvimento para a cidade, e apresentar ao prefeito Mário Alexandre uma proposta viável de implantação de píer náutico. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira (17), no auditório do Centro Administrativo, na Conquista.
O projeto tem o objetivo de impulsionar a prática de esportes náuticos e pesca esportiva, setores pouco explorados, mas que conta com enormes possibilidades. A proposta aponta ainda para geração de emprego e renda da atividade pesqueira na cidade. A obra prevê a urbanização do espaço, incluindo a plataforma que facilitará a montagem e a saída de embarcações, além de vagas de estacionamento. O píer servirá de ponto de embarque e desembarque desse público.
O arquiteto urbanista Bruno Souza Setta é o responsável pelo projeto apresentado. Na ocasião destacou a importância de se implantar melhorias em áreas ligadas ao esporte náutico, com alternativas de lazer para a população e modernização da atividade pesqueira local. O arquiteto falou ainda que “o prefeito Mário Alexandre recebe para apreciação um projeto simples, mas bastante viável economicamente para a cidade”, afirmou.
Por sua vez, o prefeito de Ilhéus destacou que o município passa por grandes transformações em diversos setores. Na visão do gestor municipal, a cidade está mais preparada para receber estes atrativos. “Ilhéus é conhecida pela capacidade de atrair visitantes durante todo o ano. Seu clima, amplos territórios de costa, mas, sobretudo, priorizar a geração de emprego das pessoas que sobrevivem da pesca”, salientou.